O Rafael Carvalho escreveu um artigo excelente para o blog Esse Mundo é Nosso, sobre a incrível viagem feitas pelos desbravadores em Portugal. Gastronomia típica, praias exuberantes e muita cultura vão te deixar com muita vontade de se jogar de cabeça nessa aventura!

Confira também outras postagens: essemundoenosso.com.br

Fonte: Esse Mundo e Nosso

Pouca gente sabe, mas Portugal tem praias incríveis, principalmente o Algarve, que tem se
tornado o queridinho do verão europeu. E Lagos, por conta de sua boa estrutura e lindas paisagens é uma
das melhores cidades pra se fazer base quando você visita a região.

Um mar com um tom azul esverdeado de tirar o fôlego cercado por falésias douradas são alguns dos cenários que já valem a visita a Lagos. Bem perto do centrinho, ficam excelentes praias, inclusive a famosa Dona 
Ana, já eleita uma das melhores do mundo.

DICAS DE LAGOS, PORTUGAL

Dicas de Lagos, Portugal - Marina de Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar de ter menos de 20 mil habitantes, Lagos funciona como uma ótima base pra quem quer conhecer a região do Algarve por estar mais perto das mais bonitas praias que Faro, a capital do distrito (Estado), que fica a cerca de 90km daqui.

O QUE FAZER EM LAGOS

centrinho de Lagos é bem charmoso, cheio de prédios históricos, lojinhas e restaurantes. A dica é andar sem pressa e descobrir por conta própria seus cantinhos preferidos.

Dicas de Lagos, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Lagos, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Marina de Lagos fica bem pertinho da estação de trem e da rodoviária da cidade. Nos dias de calor, é um convite a uma caminhada pela orla da Avenida dos Descobrimentos, que fica bem no centro e é cheia de restaurantes. Dois que fui e gostei muito foram a Adega da Marinha, que é um instituição da cidade especializado em frutos do mar e fica aberto até de madrugada, e o Gilberto Restaurante, que apesar de pequenininho serve um delicioso arroz de polvo. São simples, mas bem legítimos!

Dicas de Lagos, Portugal - Marina de Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Lagos, Portugal - Marina de Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado Municipal de Lagos fica na mesma avenida e vale mais a visita como curiosidade mesmo, não achei tão interessante em termos gastronômicos.

Uma das áreas mais bonitas da cidade é a Praça Infante Dom Henrique, onde fica a Igreja de Santa Maria e o Mercado dos Escravos.

Dicas de Lagos, Portugal - Praça Dom Infante Henrique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praça Dom Infante Henrique em Lagos

Seguindo pela Av. dos Descobrimentos, chega-se ao Forte da Ponta da Bandeira, construído no século XVII onde atualmente funciona como museu da época dos descobrimentos, além de ter exposições temporárias. Se você quiser entrar, vale consultar sobre ingressos combinados com outros museus de Lagos, o que deixa o ticket mais barato.

Dicas de Lagos, Portugal - Forte da Ponta da Bandeira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Forte da Ponta da Bandeira

Dali em diante, você já tem acesso às principais praias da cidade.

 

AS PRAIAS DE LAGOS

Como disse no começo do texto, é em Lagos que fica uma das praias mais famosas de Portugal, a Dona Ana, já eleita uma das mais bonitas do mundo. Eu decidi fazer todas as praias a pé mesmo, numa tarde de sol e calor. Apesar da longa caminhada, deu pra fazer tranquilamente.

Mais cômodo é você optar por usar táxi ou alugar um carro. Nós recomendamos a RentCars, que procura os melhores preços entre as locadoras de carros e você ainda paga em reais, sem cobrança de IOF. Veja os valores no site da empresa.

Essas praias são chamadas de Costa d’Oiro por conta de suas areias e falésias douradas. Abaixo falamos das principais.

 

| PRAIA DA BATATA (FORMOSA)

É a primeira logo depois do forte. Como é a mais próxima do centro, é uma das que fica mais cheia nos dias quentes. Digo isso porque no inverno Lagos a cidade fica bem vazia, em total contraste com a temporada de verão.

Dicas de Lagos, Portugal - Praia da Batata (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia da Batata

O cenário é bem bonito e há estrutura de guarda-sol e aluguel de cadeiras. Por uma fenda na rocha dá pra chegar até a Praia dos Estudantes, outra tão bonita quanto, mas bem mais vazia.

| PRAIA DOS ESTUDANTES

Por ter um acesso um pouco mais “escondido”, costuma ficar mais vazia, mas também não tem quase nenhuma estrutura. Se for ficar por aqui, traga sua cadeira ou canga.

| PRAIA DO PINHÃO

Seguindo por uma subida da Av. dos Descobrimentos, bem perto do Corpo de Bombeiros, à esquerda fica uma ruazinha que leva à Praia do Pinhão, uma espécie de “adiantamento” do que você verá na famosa Praia Dona Ana. Essa é uma praia linda, mas por conta do difícil acesso desde o alto da falésia até a curta faixa de areia, é praticamente deserta. Também não há estrutura de bar ou aluguel de cadeiras.

Dicas de Lagos, Portugal - Praia do Pinhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Pinhão

| PRAIA DONA ANA

Essa é não só a praia mais famosa de Lagos como uma das mais bonitas de Portugal. Dá pra chegar por uma curta trilha no meio do mato saindo da Praia do Pinhão ou pelo acesso da Estrada da Ponta da Piedade, pertinho do Carvi Beach Hotel Algarve.

Dicas de Lagos, Portugal - Praia Dona Ana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia Dona Ana

Cercada por falésias e com uma água azul cristalina, a paisagem é realmente é lindíssima. O acesso à areia é feito por uma escadaria e há estrutura de praia, com aluguel de cadeiras e tendas.

Dicas de Lagos, Portugal - Praia Dona Ana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia Dona Ana

| PRAIA DO CAMILO

Seguindo pela Estrada da Ponta da Piedade, chegamos à Praia do Camilo, que assim como a anterior é cercada por falésias e tem o acesso feito por meio de uma escadaria. A cor da água também é linda!

Dicas de Lagos, Portugal - Praia do Camilo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Camilo

O que chama a atenção é que essa praia é dividida em duas, sendo que o acesso de um lado ao outro é feito por um túnel artificial escavado na rocha. É bem curioso!

Dicas de Lagos, Portugal - Praia do Camilo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Camilo

Dicas de Lagos, Portugal - Praia do Camilo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Camilo

Apesar de ficar cheia no verão, a melhor infraestrutura gira em torno do Restaurante O Camilo, no alto da falésia e com uma linda vista pro mar.

| PONTA DA PIEDADE

Chegar à Ponta da Piedade a pé foi a parte mais difícil da caminhada, mas valeu a pena. De todo jeito, havia muita gente de carro, nós que preferimos ir andando mesmo (são 3km saindo do centro). O farol centenário é um dos símbolos do lugar, embora esteja fechado à visitação.

Dicas de Lagos, Portugal - Ponta da Piedade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Farol da Ponta da Piedade

Descendo os muitos lances de escadas chega-se ao acesso pro mar. Não espere praias com areia ou espreguiçadeiras, esse local é mais usado por empresas que oferecem passeios de barco para os turistas verem de perto as curiosas formações dessa região do Algarve.

Dicas de Lagos, Portugal - Ponta da Piedade (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Escadarias na Ponta da Piedade

Quem quiser curtir o visual de cima, perto do farol e do estacionamento funciona o Restaurante Sol Nascente, uma boa pedida ao menos pra tomar uma água antes de voltar ao centro de Lagos.

| MEIA PRAIA

No outro extremo da cidade, logo atrás da estação de trem de Lagos, fica a Meia Praia, essa totalmente diferente das demais. Ao invés de pequenas baías cercadas por falésias, essa praia tem cerca de 4km de extensão com uma larga faixa de areia e pequenas dunas. O trechinho mais perto do centro costuma ser chamado também de Praia de São Roque e é muito procurado por surfistas.

Dicas de Lagos, Portugal - Meia Praia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Meia Praia

Uma boa opção para bebericar algo é o Linda The Beach, que serve bons drinks e pratos. Os preços não são muito camaradas, mas vale o visual e a boa estrutura. Não muito longe, outra boa escolha é o Bahia Beach Bar & Restaurant.

Dicas de Lagos, Portugal - Meia Praia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Linda The Beach em Lagos

QUANDO IR

A melhor época do ano pra viajar pra Lagos e toda a região do Algarve vai de maio a setembro, que são meses mais quentes e com menor possibilidade de chuva. Confesso que fui em maio e, apesar do sol e calor, a água do mar ainda estava bem fria. Portanto, se puder escolher, tente vir entre junho e agosto, lembrando que julho e agosto são meses de alta temporada de verão, o que costuma acarretar em praias mais cheias e preços de hospedagem um pouco mais altos. Veja mais dicas e detalhes sobre quando ir pra Portugal.

 

ONDE FICAR EM LAGOS

Apesar de ser uma pequena cidade, a rede hoteleira de Lagos é boa e há opções para todos os bolsos. Eu recomendaria ficar mais perto da região central, pra poder ter liberdade não só pra ir à praia de dia, mas também para escolher restaurantes e passear à noite.

Algumas das melhores opções são o moderno e lindinho The Salty Lodge e os mais tradicionais Marina Club Lagos Resort e Mar Azul, que costumam ter preços melhores.

Dicas de Lagos, Portugal - The Salty Lodge (Foto: Divulgação/Booking)

The Salty Lodge (Foto: Divulgação/Booking)

Quem gosta de estrutura mais de resort, há uma unidade da rede Tivoli por aqui (saiba mais e veja os preços). Apesar de ficar no meio da cidade, eles têm um beach club exclusivo na Meia Praia. Se a opção é ficar mais perto das praias, o Carvi Beach Hotel é muito bem avaliado e fica de frente pra Dona Ana.

Eu acabei optando por uma pousada que, além de uma boa estrutura, localização e ótimo atendimento, teve um custo-benefício muito bom. Ela se chama Casa a Sul e fica bem no centro.

 

 

COMO CHEGAR EM LAGOS

Eu preferi vir a Lagos de trem saindo de Lisboa. A viagem é um pouco cansativa, mas eu escolhi vir dessa forma pra não precisar dirigir e já contei em um outro post todos os detalhes de como é viajar de trem em Portugal.

Uma escolha um pouco melhor pode ser alugar um carro pra ter mais liberdade, ainda mais que as diárias no país são bem baratas. Nós sugerimos que você faça a cotação no site RentCars, que compara os preços entre as locadoras, além de cobrar em reais e permitir parcelamento. Ou seja, você escapa do IOF de compras internacionais.

Em Lagos, dá pra explorar as demais cidades do Algarve de trem mesmo. Apesar de serem trens regionais, a viagem é prática e rápida. Saindo daqui, segui viagem para Faro, também de trem.

Nosso blog tem cunho informativo e de entretenimento, para inspirar os leitores sobre as emoções de viajar o Brasil e o mundo. Antes de seguir qualquer dica ou sugestão contida em artigos veiculados no blog, procure informações sobre o destino e tire dúvidas com um agente de viagens de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *