Olá, Amigos! Hoje nós separamos para vocês um artigo legal, escrito pela Mariana Amaral do blog Viaje na Viagem. Ela fala sobre Cajón del Maipo uma região muito procurada pelos santiaguinos para aliviar estresse e relaxar na natureza. Vale a pena dar uma olhada!]

Confira também outras postagens: viajenaviagem.com

Fonte: Viaje Na Viagem

Fazer um passeio ao Cajón del Maipo é uma maneira de adicionar um pouco de natureza a uma visita a Santiago. O cânion fica na região metropolitana de Santiago, e sua mais famosa paisagem – o Embalse El Yeso – está a 110 km do centro da capital.

A região é bastante procurada pelos santiaguinos para escapadas de fim de semana, e está cada vez mais popular entre os turistas. Excursões de dia inteiro a Cajón del Maipo são oferecidas por várias agências locais. Entre elas, a Somos, a AndoAndes e a Isto é Chile. Os preços variam entre 50.000 e 65.000 pesos chilenos (85 a 110 dólares por pessoa). A diferença costuma refletir o tipo de atividade incluída no passeio.

Há muitos lugares e atividades para você escolher na região de Cajón del Maipo. Num passeio bate-volta de Santiago, você vai precisar priorizar o que quer ver e fazer.

Passeio ao Embalse El Yeso

embalse el yeso cajon del maipo

 

O passeio clássico ao Cajón del Maipo é o tour de dia inteiro ao Embalse El Yeso, uma represa a 2.500 metros sobre o nível do mar. O caminho até lá é ligeiramente monótono, com uma rápida parada na cidadezinha de San José del Maipo. Tem ainda um pouco de chão até que se alcance os primeiros mirantes e, enfim, o grande lago cor de esmeralda. Com algum tempo para fotos, caminhada e uma linda vista dos Andes, é um passeio contemplativo bem tranquilo.

Algumas agências de receptivo completam a experiência oferecendo um piqueniquenas margens da represa. Numa versão mais aventureira, você pode fazer o passeio pedalando. Ou ainda combinar a visita ao Embalse El Yeso com tirolesa em outro setor do Cajón del Maipo. Também há tours que fazem uma dobradinha com as piscinas termais dos Baños Colina.

Ir por conta própria, de carro alugado, não é difícil fora da temporada de inverno. Vá sabendo, porém, que há trechos sem asfalto e com ribanceira.

Trekking às geleiras

monumento el morado cajon del maipo

O Monumento Natural El Morado é o local mais procurado para trekking em Cajón del Maipo. A trilha tem como ponto alto a vista para a geleira San Francisco. É um trekking exigente, com trechos íngremes e duração média de 5 horas.

Na mesma pegada, o trekking à geleira El Morado é menos conhecido, mas inclui paisagens igualmente impressionantes, e tem duração total de 6 horas.

Ambos podem ser feitos de maneira independente, indo e voltando de carro, mas é mais seguro estar em grupo. Ao Monumento Natural El Morado é possível chegar também de maneira mais roots, com o ônibus MB-72 que leva até Baños Morales.

Banhos termais

banos colina cajon del maipo

Baños Colina (foto: Be Araujo)

Há três estações de águas termais em Cajón del Maipo: as Termas del Plomo, os Baños Morales e os Baños Colina. As três tem estrutura bem simplesinha (não espere vestiário, armário, nem chuveiro com água quente) e, na verdade, não valem o deslocamento desde Santiago se forem o seu único destino em Cajón.

De carro ou em tour organizado, visite com expectativas calibradas, e de preferência combinando com outra atração de Cajón del Maipo, como no tour que propõe a dobradinha Baños Colina e Embalse El Yeso.

Aventura

cajon del maipo cavalgada

 

Cavalgadas pelas montanhas e o rafting nas águas cor de Toddynho do rio Maipo são as principais atrações esportivas na região de Cajón de Maipo, com tours saindo de Santiago.

Se você for fã de atividades de aventura, considere se hospedar na região e alugar um carro para aproveitar mais dias de caminhadas, trekking, canyoning e tirolesa.

Cajón del Maipo: será que é pra mim?

  • Cajón del Maipo é um troféu para caçadores de passeios diferentões. É um passeio que distingue a sua viagem da viagem de quem apenas bateu ponto nas atrações tradicionais.
  • Mas o que os mais animados não contam é que você passa muito tempo na estrada, indo e voltando pela periferia sem-graça de Santiago, para admirar as belezas do Cajón. A cada 10 resenhas de êxtase você vai ver uma de decepção, achando que o custo x sacrifício do passeio é um pouco alto.
  • Por isso, antes de decidir pelo passeio, veja se esse tipo de aventura faz o seu gênero. Se fizer, vá feliz e volte com fotos incríveis.
  • Onde ficar em Cajón del Maipo

cascada de las animas cajon del maipo

Há uma boa oferta de pousadas e chalés em Cajón del Maipo, com jeitão rústico e rodeados por bonitas paisagens. Ficar hospedado em Cajón del Maipo não é indispensável, mas pode ser uma boa ideia para uns dois dias ou de descanso, ou de muita atividades ao ar livre. Estar de carro é ideal.

cascada de las animas cajon del maipo

O complexo Cascada de Las Ánimas oferece e organiza os próprios passeios, como rafting, cavalgadas, tirolesa e trekking. Tem bangalôs confortáveis e bem equipados, com cozinha, e domos modernosos inspirados na idéia de glamping. Recomendado especialmente para famílias com crianças.

Se você procura mais por descanso do que por adrenalina, fique com o intimista Lodge Andino El Ingenio, com o rústico Maipo Shanti Lodge ou com o novinho El Morado Mountain Lodge, que inaugura este ano uma área de spa.

  • Quando ir ao Cajón del Maipo

embalse el yeso cajon del maipo

A melhor época para visitar o Cajón del Maipo é de novembro a abril, fora da temporada de neve, quando as estradas estão em melhores condições. Quando há neve no caminho alguns trechos podem ficar perigosos ou até intransitáveis. Além disso, fica mais fácil de caminhar nos passeios sem a necessidade de calçados de neve, especialmente nos trekkings. Mas não se preocupe: sempre vai dar pra ver alguma neve no topo da cordilheira.

Nosso blog tem cunho informativo e de entretenimento, para inspirar os leitores sobre as emoções de viajar o Brasil e o mundo. Antes de seguir qualquer dica ou sugestão contida em artigos veiculados no blog, procure informações sobre o destino e tire dúvidas com um agente de viagens de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *